segunda-feira, setembro 12, 2005

Museu Militar do Porto


Posted by Picasa

Estas balas pertencem a duas armas "ligeiras" usadas pelo Exército Português até meados dos anos 60. A maior é de uma espingarda Mouser e a mais baixa é de uma metralhadora Dreize. Duas das muitas armas que podem ser encontradas no Museu Militar do Porto.
As exigências da guerra colonial fizeram com que estas veteranissimas armas fossem abandonadas em detrimento de outras mais leves e práticas (só a Mauser pesava à volta de 7Kg, já para não falar da Dreize, que exigia 3 pessoas para ser operada: um apontador, um municiador e outro para trocar de cano quando este ficava incandescente!).
Neste museu pode ser encontrado um espólio vastíssimo de material militar, desde o séc. XVI até meados do séc. XX, compreendendo uniformes, artilharia ligeira e pesada, armas brancas, material de radiocomunicações, etc...
Além disso, possui uma invejável colecção de figuras em miniatura que ilustram a temática militar desde a antiguidade até à época contemporânea.
O edifício em que se situa foi sede da PIDE até ao dia 25 de Abril de 1974, tendo sido, por isso, cenário de torturas infames a muitos presos políticos, entre os quais, a ilustre Virgínia Moura.

Merece uma visita!

Aos interessados:

Museu Militar do Porto
Rua do Heroísmo, 329
4300 - 259 Porto

tel. 225 365 514
e-mail mmporto@adsl.tvtel.pt

Ao meu colega F.S., frequente visitador deste museu e muito mais versado nestas coisas das armas, deixo a liberdade de continuar a tecer considerações sobre este aprazível local.

1 comentário:

F.S. disse...

Obrigado Slink! De facto o Museu Militar é um lugar aprazível e que se encontra mais ou menos aberto à comunidade civil. Podia estar o espólio num sítio melhor e mais bem arranjado - mas nem vale a pena debater muito... Já sabemos como as coisas funcionam. ;-)

De qualquer modo aconselho a visita ao entusiasta da história militar.