quarta-feira, maio 07, 2008

Futuro em chamas

Mais uma vez, no cortejo da queima do Porto, a tónica dominante das sátiras estudantis foi a falta de empregos que espera os recém-licenciados. Via o cortejo junto do magistral edifício da Reitoria, onde ainda vigora o Departamento de Zoologia e Antropologia da Faculdade de Ciências, que tantos anos lá passei. Uma parte do telhado do edifício abateu-se sobre os laboratórios, gabinetes e biblioteca do Departamento devido ao incêndio de segunda-feira passada. Alguns investigadores perderam meses, senão anos de trabalhos de investigação. As arcas congeladoras com material biológico, por exemplo, ficaram danificadas. Tudo isto num Departamento que, no ano passado, devido a cortes orçamentais, ficou com um orçamento tão ridículo que nem dava para comprar um computador, segundo confissões de um responsável.
A Faculdade de Ciências tem um ensino e uma investigação de excelência no nosso País e na Europa. Mesmo assim, os seus formandos não têm escoamento no mercado de trabalho. Que o diga o nosso digno conchapelista horned_dog. E, a meu ver, não é devido ao excesso de profissionais formados pela Faculdade, mas mais devido à grande falta de interesse e investimento por parte de sucessivos Governos em quadros técnicos e científicos. De outra forma, esses mesmos quadros não teriam sucesso no estrangeiro.
O corso da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação levou uma tónica diferente ao cortejo. "Traz o teu lego para construirmos a nossa faculdade". A funcionar desde a sua fundação em dois esquálidos barracões pré-fabricados, esta instituição também de excelência, cuja taxa de empregabilidade é das maiores do País, tem um projecto de novas e dignas instalações aprovado há anos, com maquete (que tem servido de paisagem para o presépio de Natal) e terreno. Mas os seus trabalhadores e alunos têm que suportar um frio enregelante no Inverno, um calor sufocante no Verão, a crónica falta de espaço e a ausência de um bar ou refeitório, o que numa instituição que estuda as questões e problemas da alimentação, torna-se tão mais escandaloso quão despropositadas são as máquinas de vending instaladas na sala de convívio.
Algo está mal na maior, melhor e mais dinâmica academia do País.

Sem comentários: