quarta-feira, maio 24, 2006

Treta, muita treta.

Mérito: ter lido muito (principalmente mentiras já antigas) e ter posto muita gente a pegar num livro pela primeira vez.
Demérito: só ter escrito tretas, falsidades, mentiras. E ter dito que eram factos.
Quem é quem?
Dan Brown, claro. O gajo dos factos. Ouve-se falar em factos e a populaça diz logo que são verdades absolutas. Brown demonstrou como se constrói um edifício e se pode ganhar o money à custa de mentiras e da exploração da ignorância. Ao menos fá-lo à descarada, porque verdade seja dita, muitos governos (USA) e multinacionais fazem-no atrás da cortina.
Depois de ter visto por duas vezes os excelentes documentários que passaram na RTP sobre o famigerado Mr. Brown, confirmei aquilo que já suspeitava: não há nada de novo no Código DaVinci, apenas um acumular de mentiras e farsas vindas de outros lados, de outros logros, que se juntaram lá com um encaixe perfeito. Poucos "factos" se aproveitam... muito poucos, como por exemplo, os Templários existiram mesmo (duh) e a Opus Dei também existe.
Não quero com isto dar razão aos católicos que demonizaram o livrito. Antes pelo contrário: eles ainda são logro maior.

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que ele não copiou a igreja em todas os aspectos?
Pintou uma história que vende muito bem e que consegue muitos fieis, qualquer dia o Dan está a fundar uma irmandade qualquer....

F.S. disse...

Nesta história toda do Dan Brown (ou melhor, nesta patranha), que ainda para mais não tem nada de novo, há a meu ver um unico mérito: o Zé comum começou-se a interrogar com outros aspectos da sua existência que até então desconhecia. O mau para mim é que desde a minha infância que leio livros acerca de Cátaros, Rennes-le-Chateau, etc e agora nem tenho vontade de pegar em nada disso porque se tornou um lugar comum. Basta ir à Bertrand e leva-se com uma injecção de livros de sociedades secretas que é um massacre.