segunda-feira, setembro 11, 2006

Onze de Setembro

Foi há 33 anos o onze de Setembro que realmente me diz algo. Aquele 11/09 no qual muitos foram brutalmente assassinados e muitos, muitos mais, na sequência do podre poder que se instalou, vieram a desaparecer numa vala comum ou numa caverna num qualquer canto do deserto de Atacama. Foi o golpe de estado da CIA e de Pinochet contra o Governo do Chile, na pessoa de Salvador Allende, o primeiro Chefe de Estado socialista eleito democraticamente e que estava a operar uma revolução social, cultural e económica de uma forma pacífica e gradual. Uma revolução com "empadas e vinho tinto", à boa maneira chilena, como dizia Allende. O problema é que, por via dessa revolução, que entre muitas outras acções preconizava a nacionalização das abastadas minas chilenas de cobre, de forma a garantir a todos os chilenos que a riqueza do seu território seria usada em seu proveito, o Chile arriscava-se a deixar de pertencer ao "backyard" dos americanos. E estes não gostaram nada da ideia e, da forma que lhes é conhecida, engendraram uma conspiração e um sangrento golpe de estado.
Para mim, este caso Chileno é o paradigma da injustiça. Gente pacífica e democrática, tentando dar uma melhor qualidade de vida ao seu povo, lutando para acabar com a miséria que sempre se instala quando um país é dominado economicamente para proveito de outro, vê-se de repente a ser perseguida, assassinada, torturada. Tudo patrocinado pelo governo americano.
O 11/09 mais recente, sangrento, injusto e brutal como se afigura, continua relacionado com os EUA, com conspirações e com ditadores mentecaptos. A diferença é que agora os EUA estão a alargar o seu "backyard" para zonas mais proveitosas (o petróleo já vale muito mais que o cobre), e há que fazer uma hipotecazita da sua propriedade para ganhar "crédito" para investir lá fora. Convenhamos que os americanos não ligam muito a "danos colaterais" quando isso lhes convém economicamente.

4 comentários:

horned_dog disse...

Bem relacionado... É incompreensível os valores que regem determinados espíritos, ditos humanos. Pouco me apraz alongar estes assuntos, de tão desalentado me deixam.

Tocaste um ponto fulcral... Este "onze" está mais fresco, mais mediático, igualmente ignóbil...

F.S. disse...

Bom texto Slink!

Anónimo disse...

Subscrevo totalmente

Anónimo disse...

Esta-se a tornar cada vez mais notória a necessidade das conspirações do governo americano,os constantes conflitos com países detentores de valores de grande interesse económico disfarçadas com supostas guerras ao terrorismo e a ditaduras e outros supostos riscos para o mundo ocidental estão-se a tornar demasiado esfarrapadas e pouco convincentes... Crê-se agora que o próprio 11 de setembro tenha sido tudo uma grande conspiração com motivações secretas e que foi abafada de maneira muito controversa. Vi recentemente um documentário que chamava a atençãopara tais factos e mostrava claramente que algo não tinha decorrido com a suposta "espontaniedade" que um ataque terrorista deveria ter,havendo um sem número de inconsistências em relação ao sucedido. O resto do mundo e os próprios americanos,que não são muito inteligentes,estão a ser enganados de maneira abusiva e descarada e deveriam arrancar a verdade ao estado norte Americano!Behave...