quarta-feira, março 02, 2005

Boicote

Parece que os alunos de uma escola primária de não-sei-onde estão a boicotar as aulas, oiço no Regiões. Parece que a directora tem "comportamentos abusivos" relativamente às crianças. A presidente da associação de pais (que parecia um travesti pintado por uma macaca do jardim zoológico), afirma mesmo que alguns alunos já tem problemas "psicológicos" por causa da professora. Alguns alunos e pais parece estão solidários com a professora pois continuam a frequentar as aulas. LOL - problemas psicológicos? Ora pela minha experiência acho que, se comportamentos abusivos são umas reguadas e uns estalos na devida altura pois qual é o problema? Alguma vez fiquei eu ou ficou alguém com "problemas psicológicos" por ser disciplinado? Quiz o fado que desse aulas a miúdos da primária e pré-primária numa escola pública. Ora devo-vos dizer que nunca me vi nessa função, nem tampouco pensei que tinha perfil para a desempenhar, no entanto o facto de receber dinheiro torna-nos mais aptos a fazer o que quer que seja. Digo-vos que é uma missão pesada mas que a encaro como castigo divino às horas que passei a fazer a vida negra aos professores do secundário. Vida negra quer dizer - acho que ainda era um menino de coro à beira deste miúdos de hoje em dia, que de facto não se portam bem (o que eu considero portar bem é estarem calados e com atenção ao que quer que se esteja a fazer). O comum é quando chegam às aulas virem carregados que objectos que potenciam a imediata brincadeira, que eu faço o favor de apreender. Destes contam-se todo o tipo de brinquedos e a mais diversa parafernália. A sala tem mesas comuns, que sentam umas 8 crianças confortavelmente - ora sem insistência da minha parte conseguem-se sentar 12 por mesa. Mas mesmo quando nos ficamos pelo 8 existem problemas. Estes miúdos não conseguem estar sentados correctamente numa cadeira, e é frequente caírem da mesma algumas vezes. Pontapeiam-se constantemente por debaixo da mesa. Agarram-se e apertam-se tanto que se fossem mais velhos diria que era potenciais "rotos". Estão constantemente a mandar piadas uns aos outros e nos casos mais problemáticos tem uma falha grave a nível de educação - tão grave que acho que não a têm. Existem alguns alunos que simplesmente não acatam ordens de nenhuma espécie - os pais dizem que também são assim em casa e que não conseguem fazer nada deles. Eu digo que compreendo mas devia era dizer que umas palmadas bem dadas eram capaz de resolver a situação. Quando toca a arrumar para sair é o caos. Ainda que se mande um arrumar de cada vez, processo que por eles, de tão lento que o fazem individualmente demoraria mais do que o tempo de aula, degenera sempre em caos. Ainda assim começo sempre por tentar fazê-lo civilizadamente, até que um levanta-se espontaneamente, ignorando os meus avisos e se junta ao anterior. A partir daí é o caos. Mergulham todos em cima das pastas e por cima uns dos outros. É a selva urbana. Se calha de o mau comportamente constante subir a níveis que considero inaceitáveis então, como não posso tocar nos "bijoux" tenho de falar com os encarregados de educação. Erro fatal. Estes ainda são piores que os filhos. São na generalidade pessoas obtusas e de um baixo nível atroz. Insistem que os filhos nunca se portam mal, não obstante serem os piores comportados e quando os convido a assistirem a uma aula para observarem pelos próprios olhos, dizem que não tem tempo. Pois se não tem tempo para os filhos tem tempo para quê? Mais vale metê-los no zoo. Pobres professores meus temporários afãs. Como vos compreendo. Tenho sincera pena e o mais genuíno respeito por vós.

Sem comentários: