segunda-feira, março 07, 2005

Grandes Chulos de Portugal I

Para iniciar a série dos Grandes Chulos de Portugal, temos uma empresa de pessoas afáveis e de aparente fino trato que são piores que um qualquer chulo. Senhoras e senhores, meninos e meninas, (rufo), a famosa empresa internacional: LIDL Supermercados!

Ora o nosso querido Lidl, dos docinhos de Marzipan e das promoções das 5ª não deve andar metido em coisa boa. Saiba o leitor que para chegar a ter o número de telefone da empresa, tem de passar uma terrível Demanda, não inferior à de Rolando ou de Gaalaz. Ora uma empresa que esconde o número de telefone, só pode andar "up to no good". Ora eu sei que estes Godos do Lidl julgam que os Portugueses são pretos, mas meus amigos, nem todos os nossos compatriotas são aversos à pena nem presos das ideias. E felizmente para os que são existem os paladinos do teclado, que não se calam por pouco (ou por muito "anyway").

Ora eu tive a infelicidade de comprar uma sistema "home cinema" da marca CAT, fabricado na China (ok, ok - eu já devia saber...) que passados uns meses de pouquíssimo uso (2 - 3 filmes?) deixou de funcionar. Contactado o número que vinha na garantia, fui informado pelo senhor do outro lado da linha, que não efectuava mais reparações para o Lidl, porque não lhe pagava as que já tinha feito e que naquele momento tinha um contencioso com eles em tribunal.

Depois de passada a tal demanda para o número de telefone, lá se chegou à fala com um ser humano que nos assegurou que levassemos o aparelho ao Lidl mais próximo e que depois nos enviariam um cheque para casa (porque 159 EUR não estão sempre á mão julguei eu...). Pedi-lhe para me por aquilo por escrito mas ela recusou (para depois não se entalar está claro!) Ora chegado eu ao Lidl mais próximo de mim "que o pudor me faz calar o nome", cheguei à fala com a gerente, posto local mais elevado na hierarquia do Füehrer. Esta senhora fez-nos o favor de dizer que desconhecia como podia o cheque ser enviado para casa, pois todas as retomas (ou lá como eles chamam a esse processo) eram segundo ela pagas directamente. Asseguramos-lhe que não era assim, pois a menina (ou senhora!) X tinha dito por telefone para entregar o DVD e que depois eles enviavam o cheque. E nisto estivemos, tipo ping-pong uns minutos, até que a impaciência já se denotava e o pessoal parava a ouvir a conversa. A senhora dizia que 159 EUR não eram nada! Já tinha feito retomas de 1700 e tal euros! Ora bem, dei-lhe o contacto da menina X ( sua superior hierarquica) e assegurei-lhe que a ia contactar de novo no dia seguinte e ali lhe sugeri que fizesse o mesmo. Pedi-lhe o contacto da loja e ela disse que não podia dar. Pois pedi-lhe o telemóvel e também recusou. Deixei-lhe lá ficar a caixa com o DVD e colunas à confiança. Bom, o cheque lá chegou a casa passado umas semanas e quem tinha razão era aqui o preto, muito embora a gerente estivesse de papo feito a dizer que não era assim que se passava, etc, etc, etc

Tudo é simples. E "se"? E se o DVD desaparessece durante a noite?

Amigos, estas empresas que não dão contactos directos e que não põe coisas por escrito não andam a tramar coisa boa. Andam a fugir de qualquer coisa.

E assim se encerra a nossa novíssima coluna, gáudio do bom cidadão e capaz de fazer empalidecer a jovem senhora! Na edição seguinte teremos a empresa Netcabo, grande coutada de chulos!


1 comentário:

Anónimo disse...

Quanto a mim o Lidl tem funcionado sempre muito bem, e quando os produtos não me preenchem as expectativas vou lá e troco-os ou devolvo-os. Nunca da parte deles sequer perguntaram qual era a razão da devolução. Já lá levei também dois aparelhos para reparar e tudo funcionou bem, ligaram-me para o tm para ir buscar na véspera. E a reparação foi sempre por intermédio da loja onde os comprei, nunca me obrigaram a ir procurar um qualquer reparador obscuro perdido algures em Alverca, nas Mercês ou na Quinta do Conde. E mesmo passado o prazo, se não conseguiram reparar, devolvem o dinheiro. Tal qualidade de serviço já não posso encontrar por exemplo na Worten ou na Vobis, uma autêntica desgraça, pelas experiências que tive.