quinta-feira, agosto 11, 2005

Plágio ou tributo?

Está na hora do geek!

Vou deixar de parte a crónica sócio-económica (muito bem entregue ao meu caro camarada Slinkman, mais culto e mais consciente que a minha pessoa) e enveredar por outros caminhos. Ao espreitar um draft do meu amigo F.S. (que me perdoe o atrevimento e a inconfidência) encontrei uma referência sobre Gene Wolfe, um dos seus escritores favoritos e mestre da ficção científica, por direito próprio. Ora, isto reacendeu o meu interesse pelo autor e levou-me a procurar na Internet informações que complementassem o meu parco conhecimento da sua obra (no meu currículo consta apenas a leitura da tetralogia "The Book of the New Sun" - considerada o seu melhor trabalho). Encontrei assim referência a um livro que escreveu em 1986, "The Soldier of the Mist", protagonizado por um mercenário oriundo do norte da península helénica, nos longíquos anos do século V A.C., que ao receber um golpe na cabeça perde a memória de curto prazo, necessitando diariamente de escrever tudo o que acontece após o momento da pancada, sob pena de o esquecer assim acordar para um novo dia. Recordei-me imediatamente: já vi isto em algum lado! O filme "Memento" de Christopher Nolan e um jogo de PC, "Planescape: Torment" assentavam o seu enredo em protagonistas que padeciam dessa mesma condição, se bem que com algumas variantes... Ambos os trabalhos possuem, na minha opinião, uma qualidade assinalável e não trarão porventura mácula ao conceito que terá sido criado por Wolfe no seu romance. Digo "terá sido criado" porque como antes não conhecia a influência deste romance no filme de Nolan e no jogo PC, também neste momento desconheço se o trabalho de Wolfe é resultado de uma influência anterior (nem sequer li o livro). Mas uma dúvida instala-se no meu raciocínio: serão estes trabalhos possíveis tributos ao conceito de Wolfe ou poderão ser considerados plágio? Creio que as minhas dúvidas poderiam ser esclarecidas se nos agradecimentos que geralmente constam da lista de créditos destes trabalhos fosse referido o nome de Wolfe. Mas neste momento não sei se isso ocorrerá. Acho perfeitamente legítimo ir buscar influências e inspiração em trabalhos de qualidade de outros autores, desde que lhe seja atribuído o devido crédito, e não se tente fazer passar por inovador e original. Até porque um bom conceito possui um potencial que raramente poderá ser explorado apenas por um autor, e que até poderá ganhar valor com a visão diferente proporcionada pela criatividade de diferentes autores.

Assim sendo recomendo vivamente:

Gene Wolfe - escritor magnífico de Sci-Fi
"Planescape: Torment" - Jogo PC da Black Isle
"Memento" - Filme de Christopher Nolan

Sem comentários: