quarta-feira, agosto 17, 2005

Uma pedra de gelo no Verão

Desde cedo que me lembro de ler sobre a múmia gelada de um homem, caído morto nos Alpes perto de Hauslabjoch à cerca de 5200 anos. Acho que aí desde 92-93, pois lembro-me distintamente de ver um folheto afixado sobre isso numa aula de história por alturas da minha escola preparatória. É apelidado de Ötzi porque a zona onde foi descoberto durante um degelo extraordinário em 1991 é conhecida como os Alpes Ötzal - ali na zona fronteiriça entre a Itália e a Áustria. Na altura em que li mais avidamente sobre ele (90 e tais), ainda não se tinha descoberto a ponta de seta da qual parece ter morrido mas graças à televisão por cabo e a uma pequena maravilha chamada canal Odisseia pude ir completando visualmente e auditivamente o que lia na Internet. Para comprender a forma como o Ötzi viveu recomendo aos meus hipotéticos leitores um fabuloso jogo de computador - o UnReal World do Sami Maaranen. Não só para compreender o Ötzi mas todo um período da história que vai desde a Idade do Gelo, passando pelo Paleolítico até à Idade do Ferro (aí por alturas da Guerra das Gálias). De facto o UnReal World tem como idade de referência a Idade do Ferro na Finlândia mas a compreensão da forma de viver estende-se até esses períodos longuínquos que referi. Irá ver de facto o que é viver para arranjar comida, o sacrifício que é arranjar abrigo ou a dificuldade de fabricar uma flecha.



Mais sobre o Ötzi aqui:
Ötzi's Last Journey
The Iceman's Last Meal

O UnReal World é shareware e custa 30 EUR. Bem empregues. Diz ao Sami que vens da minha parte.

Já que falei do Paleolítico porque não incitar-vos a uma visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa? Eu estive lá à uns anos com uns compinchas e fiquei muitíssimo bem impressionado com a estrutura montada em volta das gravuras. Thumbs up para o Ministério da Cultura.

Sem comentários: