sexta-feira, dezembro 02, 2005

Granito

Velha e nobre pedra com que se fez o Porto. E com que se está a desfazer.
À semelhança do nosso granito, de duas micas e de génese antiquíssima, por isso propenso a alterações, as ruas do Porto estão cada vez mais feias, mais desfeitas.
Exemplo é a Avenida dos Aliados. A característica calçada portuguesa, Património Nacional, está a ser, ora suave, ora abruptamente substituída pelo granito.
E, a juntar aos materiais mal escolhidos e mal aplicados, está também uma enorme falta de gosto e de senso na organização dos elementos urbanos.
Veja-se a Praça da Batalha, onde os autocarros percorrem aquela via meândrica, obrigando os transeuntes a redobrada cautela. Ou a linha do eléctrico, que é inexplicável. Vem não sei de onde, aparece não sei porquê e vai para o nada. De eléctricos, nem o som, quanto mais a cor ou a substância.
Tudo parece ser fruto de uns senhores arquitectos consagrados e premiados.
Quando me lembro do que foi feito no âmbito do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura - nem me parece real a opurtunidade que se perdeu para dinamizar esta cidade culturalmente, o que implica um verdadeiro acréscimo à qualidade de vida das populações. Tudo o que se fez foi granito.
Desprestigiante para o Porto, para os Portuenses e para o próprio granito em si.
A nobreza desta cidade, dos seus habitantes, da rocha, do vinho, do Douro, a nobreza da invictabilidade, merecia mais. Merecia que os abutres do premontório do poder se vergassem sob a sua inépcia e, envergonhados, se retirassem como ratos do navio que se afunda, para que os bravos marinheiros agrilhoados aos remos, pudessem soltar-se e conduzir os destinos desta cidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nos ALIADOS está a fazer-se um Monumento à autocracia.