quarta-feira, junho 14, 2006

Scolari por uma vez tem razão

Depois do jogo com Angola, calhei de ir ver as Notícias ao Google e deparo-me com um comentário ao jogo escrito por um tal Chico Lang, que sinceramente me escandalizou. Primeiro porque não compreendo como os engenheiros do Google ainda não arranjaram forma de termos no site português do Google notícias 100% portuguesas, depois porque o senhor Chico Lang, face ao que escreveu só pode ser um idiota chapado. Transcrevo o seu comentário ao jogo por inteiro:

Portugal de Felipão na retranca, decepcionante!!!


São Paulo (SP) - Portugal estreou com uma vitória típica do técnico Felipão: 1 a 0 somente, gol de Pauleta, na base do sufoco. Inexplicavelmente atuando na retranca, o público de Colônia vaiou sem dó e nem piedade, maifestando uma grande frustração pelo futebol apresentado pela equipe portuguesa.

Felipão teve razão em dar uma bronca em toda a equipe no intervalo. Afinal, os portugueses foram com muita sede ao pote e dava a impressão de que arrasariam os angolanos. De cara, Cristiano Ronaldo perdeu um gol. Na seqüência, Figo desceu pela esquerda, deu uma meia-lua no tal de Jamba e tocou para Pauleta abrir o placar.

Depois, os lusos pararam. Calçaram a chamada “chuteira Luís 15”, ou seja, cravos altos, e começaram a rebolar. Angola virou um leão e partiu buscando o empate. Embora ainda pratique um futebol inocente, principalmente na marcação, mostrou garra, raça e espírito de luta. O brasileiro Zé Calanga bateu e fora da área para o goleiro Ricardo pegar. Cristiano Ronaldo ainda acertou uma bola no travessão. Um horror!

Na etapa final, Portugal atrapalhou-se de vez. Não conseguiu criar uma oportunidade de gol sequer. Enquanto isso, Angola lutou demais. Faltou maior poder de finalização e até mesmo malícia para os africanos. Perder de pouco, foi uma vitória para os valentes angolanos.

E assim caminham o defensivismo e a mediocridade...

Dois dias depois, Scolari:

Scolari crítica comentadores

O seleccionador de Portugal reagiu duramente às críticas que recebeu de supostos comentadores sobre a vitória alcançada pela Selecção Nacional frente a Angola (1-0). Scolari lembrou que os comentadores «não sabem o que é uma bola» e que «nunca vão ser treinadores».

«Não sabem o que é uma bola, não sabem quantos gomos tem, não sabem quanto pesa, não sabem nada! E ficam lá, a dizer um monte de asneiras» disparou Scolari, em declarações ao gabinete de imprensa que tem no Brasil.

O seleccionador de Portugal relembra que em outras competições da UEFA e FIFA a Selecção Nacional não começou da melhor maneira: «Há dois anos, jogámos no Euro e perdemos o primeiro jogo. Há quatro anos, jogámos o primeiro jogo do Mundial e perdemos. Há seis anos, no Euro perdemos o primeiro. Quer dizer, ganhar 1-0 é ruim, perder é bom».

Para Scolari os comentadores deveriam apenas levar em conta se Portugal vence os jogos ou se perde: «Os comentadores que acham que é preciso jogar lindamente continuam a ser comentadores. Nunca vão ser treinadores.»

Já não me lembro de ter concordado com o Scolari...

Para finalizar e a título de curiosidade o mesmo Chico Lang escreve isto em relação à vitória do Brasil sobre a Croácia:

Brasil faz lição de casa e despacha Croácia!!!

São Paulo (SP) - O Brasil fez a lição de casa e saiu ganhando na estréia da Copa da Alemanha, em Munique, derrotando a Croácia por 1 a 0. O gol foi marcado por Kaká, de fora da área, ainda no primeiro tempo. Depois, o Brasil não conseguiu chegar mais. Os croatas também não encontraram o caminho do gol.

Uma estréia apenas discreta dos pentacampeões do planeta. Ronaldo Fenômeno acabou sendo trocado por Robinho. Alteração corajosa do técnico Carlos Alberto Parreira. Um torcedor croata invadiu o campo e fez um carnaval. Baita Zé Mané!!!

A lentidão na saída de bola e os passes errados, chegaram a irritar no primeiro tempo. O gol só tinha um jeito de sair: no talento dos jogadores, na ponta da chuteira do futebol moleque.

A coisa foi ficando complicada. Os croatas jogaram do meio-campo para trás, procurando fechar os espaços de Ronaldinho Gaúcho e Kaká, principalmente. Com isso, as laterais ficavam livres para o apóio. Roberto Carlos era mais perigoso do que Cafu.

Como Ronaldo Fenômeno e Adriano embolavam no ataque, a seleção brasileira ficava com poucas opções de criação. A Croácia, por sua vez, insistia em explorar as descidas de Cafu, com o atacante Prso. Já Kovac, o cérebro do time, disputou bola com Adriano e levou a pior: fraturou a costela.

E o Brasil criou várias oportunidades. Com Kaká e Roberto Carlos (duas vezes) de fora da área. Ronaldinho Gaúcho, solto em campo, bateu firme e o goleiro fez boa defesa tocando para escanteio. No último minuto, a beleza e a arte falaram mais alto. Cafu desceu pela direita; Kaká pediu a bola e, desta vez, bateu com efeito, abrindo o placar. Gol de craque.

Na etapa final, a Croácia voltou pressionando a saída de bola. Em compensação, abriam os flancos para as descidas rápidas de Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano e Ronaldo Fenômeno. No entanto, Prso passou por Juan e bateu cruzado, para defesa atrapalhada de Dida. Klasnic aproveitou rebote e chutou forte, de novo para boa defesa do goleiro brasileiro.

Para aliviar, boa troca de passes e Ronaldo Fenômeno quase faz o segundo gol. Na seqüência, Juan ameaçou. O Brasil, aos poucos, na base do toque de bola, ia segurando o ímpeto da Croácia. Ronaldinho, de cabeça, livre na área forçou grande defesa do goleiro.

Parreira, então, resolveu ousar. Sacou Fenômeno e colocou Robinho. Na primeira jogada do ex-santista, deixou Adriano frente a frente com o goleiro e bateu para fora. Deu azar. Valeram o placar e os três pontinhos.

E tenho dito!

Sem comentários não é? Eu por acaso vi o jogo e achei o Brasil paupérrimo... Mas aí valeram os três pontos... Portugal é que não... Esses deviam ter ganho por 5-0 a jogar sem defesas... Se quiserem insultar o Chico Lang façam o favor de usar o e-mail do próprio na Gazeta:
bolasolta@gazetaesportiva.com.br.

2 comentários:

Rui Valdiviesso disse...

Desta vez, o Scolari teve razão duas vezes!

Rui Valdiviesso disse...

O comentário anterior referia-se à repetição acidental do post do F.S.
É a única forma de Scolari ter razão duas vezes: repetir uma coisa em que ele tem razão. Mas foi reposta a verdade, e Scolari passou a ter razão por uma só vez.