sexta-feira, dezembro 02, 2005

Lixo, lixo e mais lixo

Como se não bastasse o Porto ser uma cidade suja, como já tive opurtunidade de dizer, ficou sem recolha de lixo nos últimos dias, devido a uma greve.
Cenário maravilhoso de sacos e sacos empilhados à volta dos contentores cheios. Na primeira noite, o normal. Na segunda, já os cães vadios e os gatos (e, quem sabe, algum ser humano mais necessitado) tinham andado a remexer nos sacos e a espalhar tudo. Na terceira noite, o caos total, o horror!
Para mim, esta greve dos funcionários do lixo (os lixeiros, ou andrades), mais que justa, foi pedagógica. Mostrou às pessoas a falta que fazem estes operários da noite, e que não é possível viver muito tempo sem eles. E também mostrou a enorme quantidade de resíduos que uma cidade consegue acumular. Impressionante!
A greve acabou à meia-noite de hoje, sem nada de muito concreto estar assegurado para estes trabalhadores.
Espero que a autarquia os saiba valorizar.

2 comentários:

Anónimo disse...

A cidade de granito está ainda mais escura! Vergonha é a palavra certa!
Apesar de sofrer com este nojo, apoio os trabalhadores da noite.Querer roubar o que é deles, e que é mais que justo devia dar cadeia a estes snobs que querem ganhar mais dinheiro à custa dos trabalhadores para poderem passar férias em locais mais exóticos e comprar carros novos.
Pró lixo com os nossos governantes! Esses não dão para para reciclar

F.S. disse...

Tem sido um festim para para a bicharada! Num dia destes ia um cão todo orgulhoso pelo meio da rua com um saco do lixo na boca - e eu a ter afastar a minha viatura do caminho de tão nobre bicho e do seu saco de vitualhas. Abençoado sejas vira-latas! Enche a pança que para a semana já volta tudo ao normal no reino de Portugal.