domingo, fevereiro 05, 2006

Populismo rafeiro

Ora cá vai um artigo do JN de hoje (da autoria de José Carlos Pereira):

Felgueiras vai a Fátima agradecer vitória eleitoral

Movimento de apoio à autarca organiza excursão

O movimento "Sempre Presente", pelo qual Fátima Felgueiras se apresentou às eleições autárquicas de 9 de Outubro - depois de ter regressado do Brasil três semanas antes -, e foi reeleita presidente da Câmara Municipal, está a organizar, entre os seus apoiantes, para sábado, uma peregrinação ao Santuário de Fátima, a fim de agradecer a vitória eleitoral. O que constitui uma inédita iniciativa de um movimento político.

Nos panfletos colocados em vários locais da cidade, pode ler-se que Fátima Felgueiras irá fazer parte da peregrinação e cada excursionista terá de pagar 10 euros para usufruir de transporte.

Já 2200 pessoas inscritas

O JN ouviu um dos organizadores da iniciativa, José Eugénio Silva, conhecido elemento do movimento, que garantiu "Já alugámos 40 autocarros", correspondentes a cerca de 2200 pessoas inscritas, provenientes de "todas as freguesias do concelho".

Quanto ao objectivo da iniciativa, Eugénio Silva é mais reservado "Não sei quais as intenções da Dr.ª Fátima, mas para nós é o de agradecer a vitória" nas eleições.

O movimento inicia hoje os ensaios dos cânticos da peregrinação no salão paroquial da freguesia de Margaride.



Nossa Senhora de Fátima em todo o seu esplendor... (foto e comentário do Chapéu)

Polémica em 2002

Já em 2002, uma peregrinação de idosos à Cova da Iria promovida pela Câmara Municipal causou grande polémica nos meios políticos, depois de Fátima Felgueiras ter aparecido toda de branco ao lado do bispo de Leiria-Fátima, Serafim Ferreira, e do seu ex-cunhado, padre Azemiro Oliveira. Este sacerdote, na homília, fez alusões políticas favoráveis à autarca, numa altura em que começou a enfrentar os primeiros problemas com a Justiça, ainda antes de ter fugido para o Brasil para escapar à prisão preventiva.

Na ocasião, os dirigentes locias do PSD protestarem junto da Diocese do Porto e do Patriarcado, considerando que houve aproveitamento político.

4 comentários:

horned_dog disse...

Promiscuidade entre política e igreja?! Onde é que já se viu?!

Inédito, não é... Insólito? Muito pouco, para nossa infelicidade.

Mas é divertido.

Garrafão, merenda, cassete do Quim Barreiros... Já tou a ver tudo!

Rui Valdiviesso disse...

Camaradas, ainda tenho aquele famigerado poema que escrevi há mais de 10 anos sobre Fátima (o santuário) para sacramentar e glorificar a Nossa Senhora e os seus peregrinos. Pena que seja arriscado postar aqui... há ímpios que não iriam gostar da nossa bela relação com a Santa Madre Igreja.

F.S. disse...

Hey Slink! Põe isso online!

Rui Valdiviesso disse...

uiii é muito forte! pode ser que deixe em draft para a apreciação dos meus amigos... ou então se for a pedido de varias familias...