domingo, fevereiro 19, 2006

Cápsula do tempo

Estava eu a dar uma vista de olhos nos arquivos do Chapéu, quando me surgiram uma mão cheia de posts com uma actualidade admirável, que devem ser lidos, quando lhe aprouver, caro leitor.

Assim, como os restos mortais da Irmã Lúcia vão ser transladados hoje (causando uma notável reunião de garrafões de vinho para os lados da Cova de Iria) porque não dar uma salto até "Fevereiro de 2005" e ler o que o nós achamos da senhora e da história onde se embrulhou (ou a embrulharam, agora que definitivamente está embrulhada numa mortalha).

E para quem acha que já deviamos ter escrito alguma coisa sobre as "Caricaturas de Maomé", eu pessoalmente convido-vos a ver a montagem que fiz (dia 24/02/05) quando o papa João Paulo II ainda era vivo.

O pessoal islamita tem de deixar de ser tão careta... Eu também não gostava se fizessem uma caricatura com um tipo de cabelo comprido vestido de branco a ser sodomizado, mas de certeza que não ia queimar embaixadas nenhumas por causa disso (até porque Maomé não foi desenhado a ser sodomizado caramba!).

Os líderes politizados do Islão, os "imâs", os "sheiks", enganam os notoriamente (e infelizmente) papalvos crentes com o seu veneno, chamando novos cruzados aos Ocidentais e pintando-os como o demónio que apedrejam em Meca. Eu gostava de referir que as cruzadas como praticadas na Idade Média seriam hoje dificilmente implementadas. Ora porquê? Hoje em dia já ninguém acredita em histórias do Arco da Velha, nem em papões, nem em tangas... Se me disserem que os nativos da Papua-Nova Guiné são os canibais sem coração que tem de ser banidos da face do planeta eu depressa me tento informar e certamente retorquiria: "Mas coitados, os últimos missionários que comeram foi em 1969!!" Os papas, que na Idade Média eram interesseiros e politizados, tal como os clérigos islamitas o são hoje em dia, já não o são tão declaradamente - adquiriram requintes civilizados. Agrada-me observar que a Igreja se tornou mais Cristã, e que de facto alguns ensinamentos desse notável e único Cristo são praticados. Já ninguém corre com apelos a Guerras Santas. Já se dá a outra face. Já se encolhe os ombros e se sorri.


1 comentário:

Rui Valdiviesso disse...

A situação dos extremismos, cujos islâmicos são os mais notáveis no presente, está relacionada com o MEDO. E este é, sem dúvida, a melhor técnica de "marketing" alguma vez inventada. Pensem na meia dúzia de cabrões que ganham à custa do medo.
Bom post, F.S.! Grande análise da orientação do comportamento cristão destes últimos tempos. Não poderia concordar mais.