quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Cartão Verde

Já me aconteceu algumas vezes enquanto navegava pela net ter encontrado uma "banner" escrita em Português que diz qualquer coisa do género:

"Viva e trabalhe nos Estados Unidos. Lotaria do Cartão Verde."



Mas que raio de ideia é esta? Por acaso algum cidadão Português quer ir viver e trabalhar para os EUA? Onde julgam eles que estamos - num país do 4º mundo? Bem vistas as coisas e na situação por que parece passar o país actualmente se calhar até faz algum sentido. Noutro dia vi uma reportagem dedicada à nova emigração. Nessa reportagem apareciam umas 5 pessoas que iam embarcar no avião com destino à terra do inspector Rex, para trabalhar na hotelaria. Não levavam a famosa mala de cartão mas levavam uma lagrimazita no olho. Diziam que aqui não havia empregos, e que a situação era má. Ora se acabarem a limpar latrinas em Viena se calhar não se importam e até rejubilam com os seus 1143€ mensais. Se fosse cá em Portugal era um escândalo, mas como os austríacos comem sabão não faz mal. Quando se reformarem ainda podem usufruir do sistema de saúde nacional e do da Áustria (mais do nosso porque embora funcione pior é de graça), mas aí vão ver que se calhar era melhor na sua juventude terem apanhado o avião para Zurique porque assim ainda podiam receber duas reformas: uma de cá e outra de lá.

Lembro-me agora do tema dos Xutos & Pontapés, "N'América" e começo a pensar que aquela "banner" tem mensagens subliminares, pois a ideia de partir afigura-se mais apelativa. Vou dos 0 aos 100 num momento, como um potentíssimo Ford Mustang. Estava revoltado e agora estou tranquilo. Sou vítima do sortilégio do sonho americano.

"Mas em dias por vezes espaçados
Vêm-me à cabeça pontos desfocados
Desse mundo sempre agitado
Possível sonho todo bem rodado
E na TV,produtos embalados
Entram em nós, bem camuflados
Como é que eu fico, eu fico engasgado
Com o novo mundo mesmo ali ao lado

Está mesmo ali ao lado

E eu vou ter que sair, e eu vou ter que partir
Finalmente vais ver
O que é que iria ser, o que é que eu iria ter

N'América
N'América"

Bom, vou clicar. E quando me virem da próxima vez, espero que seja com um cartão verde na mão.

Sem comentários: