quinta-feira, junho 23, 2005

Multidisciplinaridade...

Sim, é um palavrão enorme! E espero tê-lo escrito correctamente... Mas é sinónimo de uma enorme mais-valia para tudo o que seja trabalho ou discussão.

Ocorreu-me isto, que de facto já não me era estranho, quando numa conversa com um estimado amigo saltou-lhe ao pensamento a notícia do chamado "veleiro solar". Ele, sendo da área das Letras, sentia-se um pouco confuso pelo conceito das velas solares e do vento solar, sabendo desde logo que não existia ar no espaço e logo o conceito de vento não se aplicaria. Tentei explicar-lhe, baseado no meu background científico, que o vento solar era constituido por um fluxo de partículas emitidas pelo Sol. Assim como as formas de energia que os filmes e a TV nos habituaram a imaginar como uma coisa etérea, são emissões de partículas com determinadas características que alteram e reagem de forma diferente consoante os materiais que encontram. Dei-lhe o exemplo dos raios-X e da comum luz. Ele mostrou-se entusiasmado com o assunto e com o facto de que tomamos certas coisas como simples e que na realidade se revelam muito mais complexas à luz da ciência. E falou-me num documentário em que a beleza física era retratada como sendo consequência de determinadas configurações e proporções anatómicas, sendo assim traduzível em equações matemáticas. O curioso, na ideia de ambos, era que diferentes pessoas têm diferentes gostos em termos de beleza, o que significaria que teríamos preferência por uma determinada equação matemática sobre outra... Isto pareceu-nos estranho! Logo chegamos à conclusão que teria de haver algo mais do que pura Matemática e permanecemos assim sem descobrir o que levará alguém a achar que uma pessoa é mais bonita que outra.

Mas o que interessa nisto tudo é que, se porventura eu estivesse a falar com alguém da área científica, dificilmente poderia ter chegado a estas conclusões, pois a nossa formação leva-nos a tentar analisar sempre tudo de forma fria e racional. Assim se vê também que a especialização de alguém num determinado campo pode afectar a forma como encara as situações, limitando a sua capacidade de análise. Por exemplo, o meu amigo recebe umas dicas minhas quanto à ciência e eu aprendo com ele semântica, gramática e Literatura. Por isso, malta, toca a alargar os horizontes... Cultura geral faz bem à saúde!

P.S.: Ui, que texto enorme! Parece-me que o tamanho vai assustar a malta e ninguém vai ler... Mas aqui ficou na mesma a ideia! LOL

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro horned_dog quer ver que até todos os portugueses são especialistas em matemática...LOL

Ainda foi há pouco tempo que num noticiário televisivo passou a informação referente à descoberta em que o cancro seguia uma sequência matemática. Curioso verdade?

Parece que com isto os matemáticos acabaram por resolver o seu problema do desemprego.

Abraço.