sexta-feira, junho 17, 2005

Terreno minado!

Este texto começou por ser a resposta a um comentário escrito por um nosso leitor anónimo, a propósito do post "Cuidado" do meu colega Slinkman. Devido à extensão do texto resolvi transformá-lo num post.

"Sim, existe ignorância em ambos os extremos o espectro político. Concordo que o facto dos problemas de criminalidade ligados com a imigração passam pelo facto de não existirem actualmente meios para poderem ser dadas condições decentes básicas a todos. Porventura um controlo melhor da imigração, em termos de legalizações e condições de vida seria mais eficaz para a prevenção deste tipo de acontecimentos. Mas não devemos olhar para todos os imigrantes e descendentes de imigrantes de forma igual. Tal como existem "portugueses de gema" ligados à criminalidade e outros que são cidadãos cumpridores da lei, o mesmo se passará com os imigrantes e seus descendentes. Agora, por outro lado é de condenar as manifestações de racismo e xenofobia, que não são baseadas na insegurança, mas que a usam como desculpa para exprimir sentimentos de ódio para com as outras etnias. O direito de expressão é condicionado e regulamentado com base em pressupostos legais para evitar que um direito fundamental se transforme numa ferramenta de opressão e insulto, e até potencial causador de distúrbios! Como se costuma dizer: A tua liberdade acaba onde começa a minha. Há que usar o direito de expressão de forma justa e sensata, de modo a não desperdiçar um valioso recurso da democracia e liberdade."

4 comentários:

Anónimo disse...

Terreno minado??
Agradeço a sua atenção por me honrar com uma resposta da sua parte.
Vejo que concordamos em muitos aspectos.

Aconselho-o a visitar:
irmandadenegra.blogspot.com

Revoltante tanto os post's como as respostas.

Podemos tornar este País melhor.
Abraço.

F.S. disse...

A intenção deste "blog" não é ser palco de discussões políticas. Especialmente com quem , evidentemente, sofre de "ardores" relativamente à esquerda. O 25 de Abril foi à muitos anos caro "anônimo" e as suas conquistas, para o bem e para o mal, fazem parte da história. Não vale a pena stressar. Em relação ao site que indicou: de facto parece-me lamentável. Mas não mais que a ideologia anti-imigração do Partido Nacional Renovador ou que a manifestação de extrema-direita convocada para o fim-de-semana.

Anónimo disse...

Caro f.s. se lesse com atenção o texto que eu escrevi poderia ler e passo a transcrevê-lo "Revoltante tanto os post's como as respostas.", assim não concordo nem com uma parte nem outra.
Quanto ao "blog" não ser palco de discussões políticas ou qualquer tipo de controvérsia,então peço desculpa por dar a minha opinião.
Afinal qual é a utilidade deste "blog"?
Será que o lápis da censura estará a funcionar para estes lados?
Ardores!! Sim. Não com a esquerda, mas com a falta de bom senso por parte daqueles que não deixam os outros expressarem-se.
Caro amigo f.s. pode ficar com o seu "blog" ditatorial, sem espaço para o diálogo/debate que em qualquer parte do mundo "democraticamente livre" existe.

Estou a ver que podemos falar de "tricot", rendas.

Por um mundo melhor
Um Abraço.

F.S. disse...

Oh "Anônimo" não fique assim tão triste que eu adoro um bom duelo de ideias.

Já ouviu o último álbum de Fausto? Não deve gostar dele, pois à umas décadas que usa o mesmos acordes. (O Santana Lopes também não gosta já agora)! Existe um tema chamado "A Nova Brigada Dos Coronéis De Lápis Azul" e olhe que me parece que não somos nós!

Continue a escrever que é sempre bem vindo. Palavra de honra.